Gibis nas escolas

outubro 13, 2008

No ano que vem os estudantes do ensino médio e fundamental vão encontrar vários gibis novinhos nas bibliotecas das escolas públicas. O Ministério da Educação, através do PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola) escolheu alguns títulos de quadrinhos dentre as 600 obras que serão compradas. Além de graphic novels de Will Eisner, a molecada poderá ler autores nacionais do primeiro escalão como: Ziraldo, Laerte, Fernando Gonsales, Spacca, Fábio Moon e Gabriel Bá. As adaptações de obras literárias (uma tendência do mercado) não ficarão de fora e serão representadas pelo “O Alienista” dos Gêmeos, “Beijo no Asfalto” de Arnaldo Branco e Gabriel Góes e a coletânea de contos “Domínio Público”.

 

Os quadrinhos possuem grande potencial como instrumento didático e pedagógico, formando novos leitores, e quem sabe, novos talentos. No meu tempo, gibi só escondido nas aulas de matemática.  

6 Respostas to “Gibis nas escolas”

  1. É verdade, na nossa época a gente era obrigado a ler Machado de Assis (e sua temática adulta sobre traições e outras experiências alienígenas para uma criança ou adolescente). E pensar que naquela época estava sendo lançada a literatura em que hoje se baseia Hollywood. Cavaleiro das Trevas, Watchmen, Piada Mortal, V de Vingança….

  2. esfolando said

    Eu que já sou velho, não entendo direito o Machadão, o que dirá esses tecnoadolêscentes de hoje. É por isso que eu digo: na dúvida, vá de Bukowski.

  3. Renato said

    Tu viu que eu botei o Bedtime pra download no blog?

  4. Evandro Esfolando said

    O Bedtime está na minha cabeceira há anos!

  5. Renato said

    hehehehe, acho que tá na cabeceira de muita gente. Tu foi em algum daqueles shows sem o Jello que rolaram no início da década? Eu me arrependo muito de não ter ido.

  6. Evandro Esfolando said

    Não fui, mas também não chego a me arrepender. Ví o Peligro no Porão. Gostaria de ver o show que o Jello está fazendo com o Melvins.

Deixe um comentário

