UMA VELA PRO BOB

maio 11, 2009

FestReg

São 28 anos sem Bob Marley. Ontem teve uma grande homenagem ao rei do reggae no Festival Reggae Raízes. O Centro Comunitário da UNB lotou, e estava do jeito que Jah gosta: muita maconha e muitas gostosas. O evento me pareceu bem organizado e sem maiores problemas, tinha até um estande vendendo sedas, isqueiros e outros produtos para os apreciadores de cigarros feitos à mão.

Começou com um pequeno campeonato de mini ramp patrocinado pela Over Street e Fun House Skate Shop. Tocou a recifense N’zambe ainda com pouco público e pouca animação, mas vi uma rapaziada acendendo uma vela daquelas que eu não via há tempos. Depois foi a vez cantora Dezarie das Ilhas virgens, um show elegantíssimo e surpreendente. A brasiliense Rupestre tocou seu reggae de branquelo com influência de Charlie Brown Jr.

A atração mais aguardada era a The Original Wailers, que conta em sua formação com os jamaicanos Al Anderson e Junior Marvin, guitarristas e vocalistas que tocaram com Bob nos últimos anos de sua vida. Na hora de apresentar a banda, um cara do Sindicato do Reggae manda: “E com vocês Wailers Band!”. Junior Marvin corre ao microfone para concertar a mancada: “We’re The Original Wailers!”. O desconforto foi gerado pela existência de outra banda The Wailers que continua em atividade. Quando os “originais” deram o start, só clássicos do Bob Marley lindamente executados. Todo mundo cantando e aquele fumacê histórico durante as duas horas de apresentação.

Quando terminou, esperei o povo ir saindo e tive a brilhante idéia de tentar entrar no backstage no melhor estilo “Impostor do Pânico”. Primeiro passei pelo segurança que cuidava da mini ramp. O segredo é ser confiante e não dar conversa. O último obstáculo foi a que separava o palco. Quando eu estava chegando, um cara estava argumentando alguma coisa com os seguranças, conseguiu entrar e passei junto, deixando outros que foram barrados de cara. Entendi que o cara só queria beber água no bebedouro que tem no corredor e eu fui adiante. Entrei no backstage, mas o único que estava lá era Al Anderson. Apertei sua mão e disse simplesmente: “thanks!”, ele sorriu. Quando eu ia tentar localizar outra figura, um segurança apareceu me pedindo educadamente que eu me retirasse. Nem argumentei e peguei o ruma da roça com a missão cumprida.

5 Respostas to “UMA VELA PRO BOB”

  1. Renato said

    Cara, esses velhinhos devem estar com quase 70 anos. Aí das duas uma, ou a maconha não faz tão mal quanto dizem ou essa galera não é tão maconheira como eu pensava, hehehe.

  2. sergio narigon said

    seu comentario é muito infeliz por varias razoes, a primeira é que nao existe nome algun antes de the wailers, logico falta no caso um unico nome. bob marley and the wailers fora isso nao existe nome algun a banda nao pertence nem a family man nem a junior marvin, a banda the wailers pertence ao mundo. anunciei assim e disse antes ao meu amigo junior marvin o que to te dizendo agora e ele concordou mas me disse que teria que ser assim eu logico respeitei mas anunciei certo the wailers band. so tenho 33 anos de reggae bem vividos e te digo mais se tem reggae hoje em brasilia os grandes responsaveis somos nos do sindicato que desde a epoca da ditadura ja divulgavamos o ritmo jamaicano e muitos idiotas nao eram se quer um esparmatozoide quanto mais um critico sem conhecimento algum, respeite nossa historia e no sindicato do reggae ninguem fuma maconha ou escreve bobagens

    • esfolando said

      Confesso que fui infeliz em tripudiar sobre o constrangimento alheio. Desculpe a minha falta de conhecimento, mas se a banda que se apresentou chama “The Original Wailers” justamente para não confundir com o “outro” Wailers e o seu amigo Junior Marvin te corrigiu na frente de todo mundo, então quem está errado? De maneira alguma quis ser desrespeitoso com a entidade que você faz parte e esse pequeno deslize em nada afeta a sua trajetória. Fumar ou não fumar maconha não torna um ser humano melhor que o outro. Paz, Pax, Peace!

      • que bom que vc reconhece que foi infeliz. nao teve constrangimento algum, nos sonhava mos em anunciar os wailers desde garotos e realizamos esse sonho e nao original wailers acho que vc tambem nao viu ele durante o show nos chamando pra dividir o pauco com ele viu? claro que nao, procure ver coisas positivas, coisas boas que possam edificar, respondendo a sua colocaçao é vc que esta errado porque te faltou visao e informaçao mas eu respeito este tipo de coisas so nao consigo ficar calado, apareça la no sindicato do reggae e seras muito bem recebido por todos nos, talves ai vc entendera que amamos o reggae verdadeiramente valeu e um grande abraço

  3. esfolando said

    Bacana Sérgio! Apareço sim! Abração!

Deixe um comentário

