GIBI OU ZINE ?

outubro 1, 2009

Capa do gibi ou zine do Quebraqueixo desenhando por Gomez.

Capa do gibi ou zine do Quebraqueixo desenhando por Gomez.

Ontem eu passei na gráfica pra pegar o produto da minha mais nova aventura editorial. Trata-se da revista em quadrinhos “Quebraqueixo – A Banda Desenhada”. Desde o ano passado que eu estou na cola de uns sujeitos que fazem quadrinhos em Brasília para adaptarem as letras das músicas do Quebraqueixo no formato de HQs. Os primeiros trabalhos apareceram no começo desse ano e surpreenderam todos da banda com o nível artístico obtido.

Misturar música com quadrinhos não é algo exatamente novo. Só pra dar uns exemplos: Luiz Gê e Arrigo Barnabé; Marcatti e Ratos de Porão; Zimbres e Mechanics, Angeli e Raimundos. Pra essa HQ do Quebraqueixo, convoquei uns caras que eu acompanho o trabalho há algum tempo. São eles: Caio Gomez (capa), Felipe Sobreiro, Stêvz, Gabriel Góes, LTG, Daniel Carvalho e Nestablo Ramos. Como eu vi que os caras estavam demorando, eu mesmo resolvi fazer umas páginas pra revista. Sou o único pereba desse time de craques.

O lance de publicar a revista foi meio no susto. Era pra sair só no ano que vem. Como eu estava armando uma viagem pra BH pra ir ao FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos) e agilizei um show pro Quebraqueixo tocar no Bar A Obra no dia 8 de outubro, resolvi acelerar o processo. O show vai ser numa festa de lançamentos de várias revistas (Prego, Quase, Tarja Preta, Macaco e Samba) que fazem parte do estande “Revistas Dependentes” do FIQ. Juntei o material que eu já tinha recolhido e fiz pressão no pessoal que estava atrasado. Eu e o Embass montamos a revista e o Herman (baixista do QQ) entrou como sócio pra dividir os custos. Depois de BH, a revista será lançada em Brasília no dia 17 de outubro na loja Kingdom Comics com shows do Quebraqueixo, Gonorants e Nonato Dente de Ouro.

Parece que ontem foi o dia perfeito pra pegar as revistas, pois quando eu saí da gráfica, trombei com o Gabriel Góes e o LTG na W3. Dei umas revistas pra eles e conversamos rapidamente sobre o lançamento que eles farão na Kingdom Comics neste próximo sábado. Mais tarde fui ao CCBB onde os desenhistas Paulo Caruso e Caco Galhardo fizeram uma palestra sobre “caricatura e complexo”. O papo foi muito divertido até porque eles são muito engraçados. No final, peguei uns autógrafos e presenteei os dois com a revistinha nova. Quando entreguei pro Caco Galhardo ele disse: “que zine legal!”. Aí eu fiquei na dúvida: será que essa revista é um zine? Paulo Caruso disse quando pegou a revista: “eu e um monte de gente começamos assim, aprendi muita coisa sobre editoração publicando no Balão!” A revista Balão foi umas das primeiras publicações underground de HQs do Brasil. O nº1 foi lançado em 1972 e revelou nomes como: Laerte, Luiz Gê e os irmãos Caruso.

Paulo Caruso prestigia a publicação.

Paulo Caruso prestigia a publicação.

Caco Galhardo diz que é um zine!

Caco Galhardo diz que é um zine!

Não sei se é gibi ou zine, só sei que vai custar R$5,00 com o pôster grátis (20 primeiras pessoas). Tem também a camiseta masculina e Baby Look por R$20,00 (tamanhos e cores variados). Quem quiser comprar a revista ou camiseta antes do lançamento ou não mora no DF pode fazer a encomenda pelo meu e-mail: evandro.esfolando@hotmail.com ou no fone (61) 9213 7582.

Revista, pôster e camiseta. Em breve: bonecos, video-games e iorgute.

Revista, pôster e camiseta. Em breve: bonecos, video-games e iorgute.

10 Respostas to “GIBI OU ZINE ?”

  1. Zander said

    Caralho velho,muito bom,pode separar um kit pra mim,camiseta DOBLEEXTRALARGEXXPLUS e Poster!!!!

  2. ê. said

    fala evandro! ficou ducaralho, só vi agora!
    reserva aí pra mim.
    abç

    • esfolando said

      Então Stêvz, tu vai receber a sua parte pela participação na revista e eu ainda quero fazer rolo com a beleléu. Tu vai tocar no show de BH?

  3. Massa!

    Separa um pra mim também, vou nesse show!

    Abs

  4. Renato said

    Vou sim. Eu sou enrolado pacarái, mas vou!

  5. Felipe said

    Fala rapá, na volta do FIQ me liga pra gente se ver e eu pegar as minhas revistinhas, te compro também uns posters e camisetas se ainda tiverem. Falou!

  6. Saulo Cruz said

    o caruso usa colete quem nem o Ziraldo.

Deixe um comentário

