FIQ 2009 (PARTE DOIS)

outubro 15, 2009

Todos os sabores e odores do Mercado Municipal

Todos os sabores e odores do Mercado Municipal

No segundo dia, renovei minha diária no Guanabara Palace Hotel e saí na procura de algo decente para almoçar. As redondezas não facilitaram minha busca, mas não desanimei. E andando a esmo, me deparo com o Mercado Municipal da cidade. Antes de entrar, minhas narinas são agredidas por uma infinidade de odores quase nunca agradáveis. Imaginem a mistura do cheiro de vários passarinhos na gaiola com seus jornais imundos, queijos, carnes cruas, ração para animais e feijão tropeiro. Mais ou menos isso. Depois de um rolê gigante no Mercado, consigo um café expresso e um lugar bacana pra comer.

Posso dizer que conheci um argentino gente fina!

Posso dizer que conheci um argentino gente fina!

Apesar da tarde quente, o céu de BH não está muito amistoso. Caminho até o FIQ recebendo os primeiros pingos de chuva e que logo se tornariam uma tempestade. Na porta do Palácio das artes, vários ônibus escolares estão estacionados e umas 500 crianças estão indo ver Maurício de Sousa no grande teatro. O movimento do segundo dia ainda é fraco, mas a tendência é ir melhorando. Liniers está assinando Macanudo 2, quando entrego meu exemplar, ele diz meu nome antes de mim. Me sinto prestigiado. O Góes me avisa sobre a senha para autógrafos do Maurício de Sousa, corro e consigo uma das últimas. Já passei por isso na Bienal do livro de São Paulo ano passado. Eu e Góes ficamos quase no fim da fila conversando, trocando murros e ofensas e também planejando novas publicações. Ele pipocou em entregar um Kowalski para o MS, já que a revista contém sátiras da Turma da Mônica usando drogas pesadas e praticando mecrozoofilia (não sei se existe essa palavra). A fila é lenta, pois MS conversa com todos e ouve aquelas mesmas histórias de que a pessoa quando era criança adorava os gibis e etc. Alguns mostram portifólios na tentativa de arrumar um emprego, o que deixa puto quem ta lá atrás. Na nossa vez, Gabriel vai na frente e entrega uma Samba, MS olha e parece gostar. Depois sou eu que entrego o Gibi do QQ e recebo elogios da publicação. Saio de lá com um desenho do Penadinho.

Ah, se o MS tivesse visto a Kowalski...

Ah, se o MS tivesse visto a Kowalski...

Essa, o MS vai ler no banheiro.

Essa, o MS vai ler no banheiro.

Lembra da chuva que eu falei no começo? Foi ficando mais intensa e alagou a cidade toda. Em certos pontos de BH ficou sem luz e árvores caíram sobre carros. No FIQ, todo mundo que vendia e comprava papel estava temeroso.

Assisto a mesa “Quadrinhos Alemães” com Reinhard kleist e Jens Harder. Esses alemães são muito escrotos. Os caras mostravam imagens no data show que eu fiquei de cara. Eles falaram que a cena e mercado de quadrinhos na Alemanha é pequeno e que seus trabalhos são publicados primeiro na França. Kleist publicará a biografia em quadrinhos de Johnny Cash no Brasil em breve. Já Harder prepara um livro de 700 páginas sobre a evolução do mundo.

Kleit, um tradutor bonachão e Harder

Kleit, um tradutor bonachão e Harder

Quem dá as caras por lá é Márcio JR e sua esposa. Ele traz os dois primeiros lançamentos da Monstro Comics, um é a Macaco e a outra é a micro graphic novel “A vida é mesmo uma maravilha”. Outro que aparece é Gualberto Costa e a esposa Daniela, que estão felizes em abrir a primeira filial da HQMIX na Rua Augusta.

A segunda mesa foi um bate-papo com Renato Canini, veterano cartunista que é o homenageado desse FIQ. Canini é mais conhecido por ter trabalhado como desenhista do Zé Carioca para a Disney. Duas curiosidades: ele desenhava as histórias ambientadas no Rio de Janeiro sem nunca ter conhecido a cidade e como não podia assinar os desenhos, sempre escrevia seu nome em uma lata, placa ou saco de arroz como se fosse uma marca. Tem também o personagem Kactos Kid que é igualzinho ao Canisso (veja a foto). A exposição de suas obras na parte externa do Palácio é bem bacana.

Canini visitando a exposição em sua homenagem.

Canini visitando a exposição em sua homenagem.

O malandro Zé Carioca está presente.

O malandro Zé Carioca está presente.

Parece com alguém que eu conheço!

Parece com alguém que eu conheço!

Vê se não parece o Canisso!

Vê se não parece o Canisso!

E você acha que eu ia perder essa oportunidade?

E você acha que eu ia perder essa oportunidade?

Na saída, a chuva está fina, mas insistente. Colo com os caras do estande e seguimos o anfitrião Batista, que nos leva para um boteco no Edifício Maletta. Todos já chegaram meio bebuns, pois levaram um isopor grandão pro estande e toda hora iam ao mercado comprar dúzias de cervas. Quem nos acompanha é Felder que, além de cervejas, tomou altas cachaças. Apesar de não beber e ficar só no suco de laranja, eu me senti meio alcoolizado só de estar no ambiente com esses tipinhos. Lá pelas duas da manhã, certo estrangeiro questiona sobre a possibilidade de se comprar certa substância química. Na porta do bar, um punk com um alfinete de fralda atravessado na bochecha, está ali para atender esse tipo de pedido. O punk saiu com R$20,00 enquanto os artistas pediam a última rodada e a conta. Aos poucos, os clientes foram indo embora. Para a nossa surpresa, o punk não fugiu com a grana e chegou com a encomenda. Fui convocado para participar da comitiva que daria fim no flagrante, mas declinei do convite. Peguei um TX direto pro meia estrela.

Só doido na mesa.

Só doido na mesa.

4 Respostas to “FIQ 2009 (PARTE DOIS)”

  1. Batista said

    Vc está me lembrando coisas que eu tinha esquecido, nássa…

  2. Evandro, sensacional a divulgação do Quebra-Queixos com os figuraças das HQ’s.

    Curiosidade: No zine que eu faço o A.T.U.M. há um personagem policial federal corrupto chamado Nestor Quebra-Queixos, singela homenagem ao longevo zine da banda.

Deixe um comentário

