5 MÚSICAS BARULHENTAS HOMENAGEANDO BRASÍLIA

abril 19, 2010

Na edição do Correio Braziliense desse domingo, rolou uma matéria de página dupla intitulada “Brasília em 50 músicas”. Mais uma lista de 50 itens nessa época de cinqüentenário da capital. Numa rápida passada de olho, detectei fotos das figuras que não poderiam faltar e me surpreendi com algumas que eu nunca poderia imaginar. O que eu fiquei mais de cara foi que a música que escolheram para representar a banda Raimundos fosse justamente “Palhas do Coqueiro”. Pra quem não sabe (lá vai o Esfolando tirar uma marola), eu e o Telo escrevemos a letra dessa música. Eu fiquei lisonjeado e tal por ter meu nome incluído nesse bolo, mais ainda por estar ao lado do Telo, que pra mim é disparado, o melhor letrista que Brasília já produziu. O interessante é que a maioria das músicas listadas falavam alguma coisa sobre a cidade e “Palhas” não tem nada disso. Daí eu fiquei com vontatade de fazer um “top five” das músicas de bandas locais que falasse alguma coisa de Brasília.

1° lugar – “A Pista vai manchar” (Filhos de Mengele). Essa banda foi a primeira banda da cidade que eu gostei. A música fala “pega todo dia no Giraffa’s…” que é sobre os pegas (irresponsáveis corridas de carros de playboys em via pública) que rolavam nos anos 1980 perto da lanchonete Girrafas da QI 9 do Lago Sul. Essa música não foi gravada em disco, o único registro que eu tenho é de uma demo de 1995 e a formação dessa época era o Censinho (BX), Blas (vc), Baleia (GT) e Juarez (BT). Passaram pela banda gente do naipe de Paulo Marchetti, Telo, Digão e Danilo.

2° lugar – “ F**A-SE” (Os Cabeloduro). Os caras chegam escrotizando com “Sarney, o Lula, o Roriz e o Brizola vão se fuder!” e está no CD “Com todo amor e carinho”. Outra música desse CD que poderia entrar na lista e´ “Mãozinha”, um estuprador real que atuava no Guará e que se passava por deficiente físico.

3° lugar – “Congresso mal-assombrado” (DFC). Uma das bandas mais politizadas de Brasília é o DFC, que está sempre sacaneado os políticos que atuam no DF. Esse petardo fala que segunda-feira, o Congresso Nacional fica abandonado, pois ninguém vem trabalhar, daí aparecem zumbis e outras criaturas e tem o singelo versinho: “câmara de horrores, senado macabro, maldito Congresso mal-assombrado”. Esse petardo esta registrado no CD “O massacre da guitarra elétrica”.

4° lugar –­ “Dezesseis” (Little Quail And The Mad Birds). O trio de Silly Billy aparece na lista do Correio Braziliense com a música “Azarar na W3”. Já “Dezesseis” é clara referência as 16 quadras que cada ASA do Plano Piloto possui e está no disco “A primeira vez que você me beijou”.

5° lugar – “Rapante” (Raimundos). Essa música é sobre uma tal “pedra” de poderes medicinais, sexo anal e de uma garota na parada de ônibus “… menina de Brasília ou de qualquer lugar­…”. Bem a cara desses sujeitos, que na época não frequentavam a igreja.

Eu escolhi propositalmente músicas dessas 5 bandas, por elas representarem o que de melhor se fez e se faz de rock barulhento em Brasília. Tem mais um monte de músicas de bandas legais que falam de Brasília, se você lembrar de alguma, comente aê! Pra não fazer nepotismo, deixei de incluir “Esquenta Banha”, música do Macakongs 2099 cuja letra eu escrevi homenageando os candangos.

PS: vai rolar resenha do Varukers em breve, to enrolado de tempo, mas vou postar conteúdo exclusivo de fotos e vídeos da passagem de som e show. Guenta aê!

Anúncios

5 Respostas to “5 MÚSICAS BARULHENTAS HOMENAGEANDO BRASÍLIA”

  1. Mafra said

    Seleção refinadíssima!
    Agora só falta botar um link pra download delas.
    Rola uma muito doida do Renato Matos, com letra dele e do poeta Nicolas Behr, chamada Rodofernália.
    “Um corpo boiando no óleo que ferve…”
    “O corpo de Cristo aqui não é pão, pastel de carne com lentilha…”

    Abraço.

  2. Tem uma música do Seconds, que está no primeiro Cd (Hell is Here) que fala: “Minha família chegou em Brasília, com a cara e a coragem, trazendo a vontade de sobreviver…” Como o vocal é gutural, ninguém deve entender!! Rsrsrsrsrsrsrs

  3. pedro said

    e a minha brasilia amarela de os mamonas assacinas???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    • esfolando said

      E aê Pedro! Cara, se não me engano, a Brasília Amarela da música era um carro, né? E essa lista eu fiz somente com bandas do DF…, mas valeu a lembrança!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: