ESFOLANDO O PORÃO DO ROCK 2010 – FINAL

setembro 16, 2010

Depois que o Autoramas terminou sua apresentação, boa parte do público do Palco Pílulas foi embora junto. Os espanhóis do The Right Ons ajudou a espantar os poucos que ficaram. No Ginásio, o cheiro de suvaco e enxofre feriam as narinas mais sensíveis. Vi um pedaço do show do Korzus, mas alguma coisa me dizia para ir ao Pílulas.

 

Meus instintos estavam certos. O show mais bizarro, ganhador do Troféu Esfolando na categoria “Bizonho” estava começando e pouca gente iria testemunhá-lo. Os goianos do Mechanics iniciava seu ruidoso espetáculo freak com o auxílio de dois integrantes do Grupo EmpreZa.

Eu tinha visto uma apresentação muito loca do Mechanics com esses caras no Goiânia Noise do ano passado, tem até um vídeo no post que eu fiz do festival. Dessa vez, enquanto a banda tocava, os dois rapazes vestidos com camisas sociais e gravatas, ficaram dando tapas na cara um do outro durante alguns minutos. O Som sujo da banda combinaria mais com os shows do Ginásio, os metaleiros iriam pirar. Depois de algumas músicas, os dois voltam ao palco e um fica atrás do outro. O de trás começa a enfiar o cabelo comprido do outro dentro da boca. Nogentão! Pra fechar, os caras tacam fogo numa placa de cera, que nem uma vela com vários pavios acesos e um deles a ergueu sobre a cabeça. Uma chuva de cera derretida ficava caindo sobre o rosto do sujeito durante três minutos. Assista aos vídeos se tiver estômago. Como disse Márcio Jr no final da apresentação para os boquiabertos espectadores: “quem viu, viu…”.

Lá pelas 3h, o cansaço se fazia presente, mesmo assim, dei a volta inteira pra ver de qualé da tal banda americana She Wants Revenge, mesmo sabendo que não iria gostar. É mais uma daquelas bandas lentas que eu acho um saco. Volto tudo de novo para ver outros americanos. Mais animadinhos, o The SuperSuckers tem mais pose do que peso e encerraram o Palco Pílulas tocando pra pouquíssimas pessoas.

 

No ginásio, o barulho ainda iria durar mais tempo. Pra não dizer que não falei das bandas de Brasília, vi um pedaço do hardcore Straight Edge do X Lost in Hate X e do metal moderno do Deceivers.

 

Coisas medonhas ainda iriam acontecer. “Cuidado com a Cuca, que a Cuca te pega e pega daqui e pega de lá!”. A risada sampleada da Cuca nunca foi tão sinistra! Personagens nada infantis assumem suas posições no palco/terreiro. É pra rir ou pra temer? Os ganhadores do Troféu Esfolando na categoria “Figurinos e Adereços Malignos” vieram do Rio de Janeiro trazendo oferendas de metal e hardcore. As entidades do Gangrena Gasosa fizeram o show mais original de todo o festival. Já conhecia o som deles de longa data, mas nunca tinha visto eles ao vivo. Muitas são as lendas que permeiam a história folclórica da banda. Renzo, velho conhecido do rock brasiliense por ter tocado bateria por anos no DFC, assumiu as baquetas do Gangrena quando mudou-se pra RJ. Usando chifres na testa, ele parecia o Hellboy adolescente. O público pareceu estar “pissuído” e quase arrebenta as grades de proteção da área vip. O efeito cenográfico da apresentação me fez lembrar da banda “The Residentes”. Fecharam o corpo e o show com “Benzer inté morrer/ kurimba ruim”, homenagem ou maldição que fizeram para o RDP.

Com os ouvidos e pés esfolados, ainda tive curiosidade para ver o Show do Musica Diablo. Derrick Green percebeu que o público restante estava cansado, mas conseguiu boa reação com esse seu projeto musical. O som é brutal, veloz e não frustra os fãs de sua outra banda. Tivessem tocado mais cedo, capaz do teto do Nilson Nelson cair (de novo).

 

Amanhecia quando o Frango cantava de galo e o Galinha Preta ciscava os últimos roqueiros de plantão. Apesar do trocadilho infeliz, a banda, pilhada como sempre, teve a honra/castigo de encerrar o Porão do Rock de 2010. Doidão que sou, esqueci onde tinha estacionado o carro e achei que tivesse sido roubado. Andei pra porra até achar a caranga.   

PS: ainda rolou um “churras” classe A na casa de parentes do Gabriel Thomas com presença de vários amigos das antigas. Das quase 200 fotos que tirei nesse fim de semana, a melhor de todas com certeza foi essa do Bacalhau/Mario Bros.

Fotos, vídeos e textos por: Evandro Esfolando

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: