O ATAQUE DOS HOMENS-BANDA

março 29, 2011

Atrações internacionais passaram quase desapercebidas pelos roqueiros brasilienses nesse fim-de-semana. Três monobandas em tour sulamericana fizeram duas apresentações no DF para um pequeno público de sortudos.

Sábado no Balaio Café, o show (ou melhor os shows) de abertura ficaram a cargo do Uruguaio “The Amazing One Man Band” e do brasileiro “The Fabulous Go-Go Boy From Alabama” que se revesavam no espaço de chão que chamaremos aqui de palco. Enquanto um tocava, o outro esperava a música acabar pra começar a sua. Esse esquema foi bem dinâmico, cada um com o seu set de bateria exclusivo e extremamente reduzido. O mascarado Amazing toca bumbo, que ressoa um pandeiro preso a ele. A caixa fica em pé no chão e o pedal tem uma baqueta adaptada. Já Alabama, não usa caixa, ele simplemente pisa em uma placa de trânsito que tem um pandeiro em baixo. Além do bumbo ele usa a estante de chimbau com um “hat” em cima e um prato de condução todo arregaçado em baixo. As apresentações de ambos surpreenderam e ainda mantiveram um duelo saudavél para ver quem arrancava mais aplausos dos presentes. Amazing levou ligeira vantagem, não musicalmente, mas por sua interatividade e simpatia com os presentes.

A segunda (ou terceira?) atração da noite foi o holandês “Dead Elvis and His One Man Grave”. Sua subida (ou pisada) no palco foi precedida de músicas mecânicas de abertura, primeiro toca o tema do filme “2001” e depois o tema que encerra os shows do legítmo Elvis”. Daí aparece do nada, um sujeito alto e magro vestindo um macacão branco (sujo) com uns bordados dourados e uma máscara de caveira topetuda, encarnando (ou descarnando) o zumbi do Rei. Sim, Dead Elvis está vivo e louco pra tocar. As músicas são bem o estilo rock/country/billy e o show é engraçadão. Destaque pra música final cujo o título deve ser algo parecido com: UH! IH! AH! AH!, fazendo todos os cantarem juntos.

 

Depois do show, eu e Biu trocamos idéias com os caras. Falei com o Dead Elvis sobre a música e o clip de “Evil Elvis” do Macakongs 2099. Dei gibis do Quebraqueixo pros três e ganhei dois CDs. A única merda foi eu não ter levado minha câmera pra filmar, mas não dei esse mole na noite seguinte.

No domingo, a bagaça foi no Blues Pub de Taguatinga. Depois de uns béquis na companhia dos homens-bandas, entramos no local. Esse deve ser o terceiro ou quarto endereço diferente do Blues Pub. Estava meio vazio e desanimador, mas foi melhorando. A banda de abertura foi o “Great Munzini”, trio dos monobandas tocando em pé (inclusive na bateria composta apenas de surdo e caixa) e se revesando nas guitarras, bateria e voz. O figurino é terno, gravata, óculos escuros e turbante vermelho, e eles se consideram a maior banda de garagem da Índia. Bem divertido.

Pra fechar essa noite, Dead Elvis repete o sucesso e as piadas da noite anterior e era exatamente isso que eu queria ver e ouvir. Um pequeno grande show de uma banda-de-um-homem-só. “Dead Elvis has left the building”.

Anúncios

3 Respostas to “O ATAQUE DOS HOMENS-BANDA”

  1. andye said

    bacana a resenha dos rolês!
    a música q vc se refere “UH! IH! AH! AH!” é “She said”, do Hasil Adkins, o cara q criou o gereno onemanband nos anos 50… pesquise sobre ele q vc vai curtir bastante.
    fiz um programa só sobre ele: http://zombilly.blogspot.com/2010/12/zombilly-no-radio-hasil-adkins.html

    o Dead Elvis toca aqui na nossa cidade essa semana e estamos bem ansiosos.
    tb já rolou uma entrevista com ele: http://zombilly.blogspot.com/2011/03/zombilly-no-radio-entrevista-com-dead.html

    abs

  2. biu said

    o cramps num toca essa tbm?
    ps. : sheldom! sheldom! sheldom!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: