ESFOLANDO O RIO COMICON 2011 (1° PARTE)

outubro 27, 2011

Pela segunda vez, o Esfolando Empreendimentos marca presença na Rio Comicon. Difícil dizer qual das duas foi a mais divertida, pra quem gosta de HQ, esses eventos são tipo (dependendo do grau de nerdice) a Dineilândia ou Las Vegas. Foram quatro dias de trabalho, risadas, reencontro de amigos, novas amizades e principalmente muitos quadrinhos.

No quinta-feira (20/11), fui dormir às 02h, acordei às 06h, cheguei no Rio às 10h e fiquei duas horas no Frescão (antes que pensem maldades, esse é o ônibus que faz o rolê entre os aeroportos e tem o ar condicionado que parece um freezer) vendo feias e belas paisagens de RJ. Desci de frente pra praia carregando 18 kg (balança do aeroporto) de papel na bagagem de mão e mais uma mochila de uns 5kg nas costas. Andei pouco mais de um km num solzão bala até o hotel. Depois do almoço e de um rápido descanço, cato um baú (sem frescura) e chego na belíssima Estação Leopoldina às 15h. O local é uma antiga e inativa estação de trem que abriga eventos de grande porte. Eu não tinha credencial e muito menos queria pagar ingresso (R$10 a meia), então todo dia eu consegui entrar sem pagar de um modo diferente. Nesse primeiro dia, eu liguei pro LTG e ele ia mandar o Goes levar uma credencial de outra pessoa pra eu entrar, mas quando eu estava esperando, ví que o segurança tava dando bobeira e passei por ele fingindo que estava falando no celular em inglês.

Logo encontro os amigos Dependentes da Samba (Goes e LTG), Beleléu (Stêvz, El Cerdo, Lafa e Arruda), Golden Shower (Cynthia B) e Prego (Alex), todos juntos em mesas de papelão. Ao contrário do ano passado, ficamos no lado de fora, na plataforma de embarque do cemitério de trens. Teve o lado bom e o lado ruim. O ruim era que, quem entrava, passava por vários estandes e pela Livraria Travessa e já deixava um bocado de grana por lá e quando chegavam no nosso pico, já estavam descapitalizados. O lado bom é que estavamos ao ar livre (dentro era uma estufa) e tínhamos um vagão inteiro pra usar de depósito, lounge e fumôdromo. Nesse primeiro dia, o movimento foi meio fraco, mas promissor.

Nosso estande estava cheio de novidades, lançamentos da Kowalsky 2, Aparecida Blues, Golden Shower 2, Prego 5, DVD “O Ogro” do Márcio JR, a “1000” do Gerlach, “Não Fui Eu” do André Valente e de mais uma cabeçada que deixava seus gibis por lá. Só eu que estava sem nada de novo, só com o Quebraqueixo que tá fazendo quase um ano de vida.

Encontrei o mestre Jô Oliveira, que me apresentou o genial Edgar Vasques que estava lançando o Cidade Ilustrada sobre Brasília, livro lindo que todo brasiliense deveria ter. Além de autografar, ele fez uma caricatura minha. Em uma outra mesa, Peter Kuper estava sozinho, com seus livros gringos pra vender. Peguei autógrafos nas duas adaptações do Kafka que ele desenhou e ainda comprei um pequeno de capa dura maneiríssimo. Depois fui avisar os camaradas, que correram e compraram quase tudo, inclusive as edições grossas do Spy vs Spy.

Lá pelas 21h, nego encerrou as atividades e enchemos três taxis. Fomos pra festa Jazz na Taverna em Copacabana, onde rolou até um showzinho com um trio de jazz bacana. A casa encheu rápido, ficou difícil de andar e respirar com tantos cigarros acesos. Passava das 02h quando caí fora a pé com o lider El Cerdo, Livia, Goes e André Valente.

Na sexta-feira, o dia estava lindo, fui pra praia perto do hotel (acho que é Arpoador). Entro no mar gelado, com corrente forte, levo uma rasteira na primeira onda, na segunda ralo meus joelhos na areia e tomo um golão de água cheia de coliformes. 20 segundos de mar e já estou satisfeito. Cato o baú pra Leopoldina e chego ás 14h. Antes de ligar pra algúem, verifico a entrada lateral, mó movimento, daí entro pela saída da exposição de Will Eisner. Todos os dependentes estão com aquela cara amassada de ressaca. As vendas vão melhorando.

(foto Livia Jacome)

O argentino Liniers nos faz uma visita, mostro pra ele minhas HQs do Rock vs Comics, especialmente a primeira que eu fiz quando ele esteve em Brasília e eu não fui no show do Iron Maiden pra ver sua palestra. Outras celebridades dos quadrinhos passaram por nosso estabelecimento comercial, como Marcelo Campos (criador do personagem Quebra-Queixo) e Denis Kitchen (quadrinista e editor americano gente finíssima) que ganharam o Livro HQ/CD do Quebraqueixo.

Mais tarde, Gomez, Ilustróide e Sarah aparecem trazendo o Calendário Pindura e acabando com o suspense dos participantes que se encontravam no local. O Pindura 2012 ficou lindão e será lançado em Brasília na tarde do dia 30 de outubro no Mercado Cobogô (704/705 N).

Pego os autógrafos de Ludovic Debeurme, que também me desenhou na folha de rosto de seu belo livro tijolo “Lucille”. Rafael Coutinho assinou seu incrível álbum “O Beijo Adolescente”, essa HQ originalmente feita pra web ganhou versão foda em papel. já lí e aguardo ancioso a 2° temporada.

Os Dependentes descobrem um gibizinho infantil gratuito no quiosque de uma marca de empadas que eram vendidas no evento. Nego esculhambou a inocente revistinha e a transformou numa profana publicação cheias de sexo e maldade. “A turma do Pembadinho” caiu na graça do povo e foi considerada a melhor HQ de toda o Rio Comicon. Apenas 10 exemplares foram xerocados e um deles chegou a alcançar a exorbitante quantia de R$80,00.

Aproveitei um dos momentos de bobeira pra olhar a exposição “DC Comics 75 Anos”. Grandes painéis com as capas de revistas clássicas e cenas de ação com seus principais personagens cobrindo uma parede de mais de cem metros no lado externo.

Quase 22h quando fechamos nosso estabelecimento comercial, dessa vez um pouco mais animados com o volume de vendas. Partimos pra loja La Cucaracha onde estava rolando o lançamento da fumegante revista Tarja Preta #7, da qual faço parte com um HQ de cinco páginas. Também estavam presentes outros colaboradores: Arnaldo Branco (o pai do Capitão Presença), Fábio Lyra, os Danies (Paiva e Juca) e o anfitrião Matias Max. Depois de muitas pizzas, o cansaço bateu em todo mundo e aos poucos fomos nos despedindo. Meu hotel era ali perto e voltei andando às 02h.

Deixe um comentário

