ESFOLANDO O RIO COMICON 2011 (FINAL)

novembro 3, 2011

 

No sábado nublado, o movimento na Estação Leopoldina começava a ficar frenético. Muitos seguranças embaçando e tal, tive que ligar pro Goes chegar com a credence.

 

Um dos motivos do aumento de público era a presença de Chris Claremont, roteirista de X-Men, com disputadas filas de autógrafo e para conseguir lugar para sua palestra. Ainda bem que eu não curto muito a Marvel e encontrei Luiz Gê desenhando quase escondido num banco. Catei o livro “O Caçador de Crocodilos” que trouxe de Brasília e levei pra ele autografar. Ele até ficou surpreso pois essa é uma edição rara. Enquanto ele desenhava, lhe disse que usei seu livro “Território de Bravos” para servir de parâmetro na hora de mandar fazer minhas estantes de gibis e ele deu uma sonora gargalhada.

 

(A simpática atriz Vera Holtz comprou gibi de todo mundo)

Denis Kitchen ficou amigo dos dependentes, tanto que disse à imprensa que estava entusiasmado com os projetos editoriais da rapaziada, fazendo uma comparação com os comics undergrounds dos anos 1970. Ele levou um seleto grupo de dependentes para mostrar um original na exposição de Will Eisner. Fui filmando a explicação dele ( se é que entendi direito) ao dizer que Eisner tinha desenhado a piroca de um personagem mijando, daí sua esposa o convenceu a esconder o genital com muito nanquim (veja o vídeo abaixo!). Depois, eu e o Goes aproveitamos pra ver toda a bela exposição dos originais de Will Eisner.

O casal de quadrinistas franceses Fanny Michaëlis e Ludovic Debeurme mostram que são talentosos também na música. Eles forman o duo Fatherkid e fizeram um ensaio público na plataforma de trens. A beleza de Fanny se estende até suas cordas vocais e a moça ainda tem as manhas de sapecar uma batera eletrônica, já Ludovic se garante na guitarra. Fiz essa filmagem (veja o vídeo abaixo!) enquanto o artista Edmond Baudoin (outro francês) desenhava a dupla usando o seu famoso “cachimbo” de nanquim. Eles ainda fizeram um ensaio dentro do nosso vagão e mais tarde, quando já estava escuro e com iluminção desfavoravel, tocaram novamente para um púvlico reduzido, porém amistoso.

(Denis Mello e a sua Comic Cow da Cow Parade)

Fechamos nosso estande às 22h felizes com o movimento do caixa. Fomos pra Botafogo ver o show do Chapa Mamba, outra dupla musical formado pelo Stêvz na guitarra e voz e Bruno na bateria e voz. Eles se apresentaram na Fazenda Tolstoi, que não é uma fazenda e sim uma casa estranha com um corredor estreito. O show foi maneiro, num espremido porãozinho repleto de quadrinistas amigos da banda. Passava das 03h quando Tiago Elcerdo chamou uma cambada pra ir embora. Quem conhece o El Cerdo sabe que ele é um cara tipo stand up 24 horas, faz piada sem parar. Durante o caminho ele ficou brincando de Le Parkour pulando uns obstáculos ridículos, tipo meio fio. Todo mundo rindo e tal, daí ele pula num punhado de bolinhas de isopor que estavam no chão (repetindo: bolinhas de isopor), escorega e toma um estabaco bunitão. Eu sei que contando não tem graça, mas quem presenciou esse fato passou mal de tanto rir.

Domingo, último dia de evento. Minha melhor entrada no evento foi quando o segurança ia me barrar, ouço uma voz chamando meu nome. Era Jô Oliveira que estava perto da entrada, no lado de dentro. Disse que ia falar ali com meu amigo e entrei entrando. Lógico que Jô não sabia que estava facilitando a entrada de um penetra. Me sentei com ele numa muretinha e conversamos alguns minutos. Ele já estava de partida pra Brasília e nos despedimos.

(Jô Oliveira e Caterina Crepax)

Eu e o Márcio JR fomos ver a exposição “As filhas do italiano de Guido Crepax”, com originais, móveis inspirado em Valentina e um vestido, se não me engano, feito por sua filha Caterina Crepax. Mais tarde, o curta de animação “O Ogro” de Marcio Jr foi exibido durante a mostra de filmes do evento.

 

E no mais foi aquilo de tentar arracar os últimos trocados dos visitantes, fazer trocas de gibis, desenhar em molesquines alheios e no fim, desmontar as mesas de papelão. Na saída, trombei com Luiz Fernando Veríssimo, dei um kit do Quebraqueixo pra ele e ganhei um desenho de uma das Cobras dizendo “oi”.

(O argentino Salvador Sanz também ganhou o Kit do QQ)

Depois fomos comer e beber em um bar mexicano em Ipanema. Além dos dependentes estavam presentes: Livia, Luciana, Guilherme, Pablo, Lyra, Gnattali, Gisé, Coutinho, Franz e provavelmente alguéns que esqueci. Ainda procuramos um bar aberto, mas acabamos em um quiosque no calçadão da praia. Vento frio e forte, ondas do mar iden. Pouco tempo depois, apareceram os argentinos Liniers e Salvador Sanz, Grampá e os gêmeos Bá e Moon (ou era só um deles?). Lá pelas 03h, Gomez quis sair fora e eu o acompanhei, me despedindo de todos. Semana que vem, encontrarei vários deles em Belo Horizonte no FIQ.

Ás 13h, vazo do hotel e fico quase meia hora debaixo do sol, na beira da praia esperando o Frescão pro Galeão. Na bagagem 15KG de papel (balança do aeroporto), mas são novos papeis, uma pilha de gibis maravilhosos que estou devorando aos poucos e consomem boa parte do meu tempo livre.

PS 1: Domingo passado (30/11) rolou quase um revival do Rio Comicon no lançamento do Calendário Pindura em Brasília. Tinham representantes da Samba, Beleléu, A Bolha, o paulista Yuri e o carioca Diego que vieram lançar seus produtos conosco no evento bombado no Mercado Cobogô.

PS 2: Vale a pena conferir o relato ilustrado do Rio Comicon feito por André Valente no site da Revista Samba http://revistasamba.blogspot.com/2011/10/relatorio-rio-comicon-2011.html

Anúncios

2 Respostas to “ESFOLANDO O RIO COMICON 2011 (FINAL)”

  1. http://www.oritmodostempos.com/2011/10/blog-post_30.html

    Aê Evandro, link pro post atualizado do Pindura n’O RItmo dos Tempos.

    O Esfolando já tá no “Meus blogs favoritos”, depois ouve os sons que posto lá tb. Abraço!

  2. esfolando said

    Valu Rocha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: